terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cada etapa tem seu tempo


Penso muito seriamente no fato de ver pais e professores "adiantando" alunos no período da educação infantil e da alfabetização. Creio que tal situação representa um "crime" contra o desenvolvimento infantil. É muito gratificante para alguns pais, verem seus pequenos com 4 ou 5 anos, lendo e escrevendo. Eles os exibem como obras de arte. Mas e o sujeito? Onde está o amadurecimento emocional da criança? E o direito de brincar? E a responsabilidade que ela vai ter que assumir?
Cada coisa tem seu momento certo para acontecer. O sujeito não é só cognição .A complexidade do ser é muito maior. Afirmo isso por experiência profissional e pessoal.
Vivi esta situação aos 4 anos, quando me alfabetizei, aos 13 ingressei no curso normal, aos 16 na faculdade e com 20 anos estava formada. Orgulho para a família! Porém sinceramente não houve grande vantagem nesta tragetória. É certo que não sofri nenhum distúrbio grave, porém as marcas deixadas não foram as melhores.
Com certeza, eu podería esplanar vários motivos com embasamentos teóricos sobre o tema. Porém me limito a expor a minha experiência e meus pensamentos.
Pais e Professores, aguardem que o desenvolvimento ocorra. Cada coisa tem seu tempo. Viver cada momento é viver muito melhor. Vale lembrar daquela história do homem que tenta ajudar a borboleta a sair do casulo e assim a faz morrer. Ele tinha as melhores intenções, porém o resultado foi desastroso...
Pensem bem, não basta que a intenção seja boa, respeite o direito de ser criança, de brincar e de crescer no tempo certo! Toda criança tem o direito de, um dia, "voar"...
As florzinhas e toquinhos do mundo agradecem.

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